Artista plástica faz sucesso vendendo doces artesanais pela janela do quarto

Agradar aos olhos e ao paladar, ou seja, provocar os sentidos de seus clientes: esse é o objetivo de A Janela da Namoradeira – Doceria Criativa, localizada no centro da cidade de Amparo, estância hidromineral que fica a 138 Km da capital paulista.
Instalada na janela de uma casa, cuja fachada se expõe diretamente para a calçada, esse empreendimento de propriedade da jovem artista plástica Iara Battoni, 26, inova ao misturar imagens com sabores dos ornamentos e quitutes elaborados por ela mesma, que os vende pela janela de seu quarto. Através desta janela, decorada de forma colorida e com desenhos convidativos, Iara oferece aos clientes, moradores de Amparo e turistas, palha italiana, brigadeiro, também em versões variadas, e chocolate frio ou quente – dependendo da estação do ano.
O “Namoradeira” que dá nome ao comércio se refere a um tipo de escultura muito comum do folclore mineiro, o qual se configura no busto de uma mulher que é colocado para decorar a janela. Iara comenta que algumas pessoas não entendem o porquê da palavra “namoradeira” e perguntam: “E quem é a namoradeira? Você namora muito?”
Arte e empreendedorismo
Há alguns anos, Iara foi para o Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade de Artes e Figurino, e trabalhou por um tempo. Foi cenógrafa no Projac, figurinista na novela “Entre Tapas e Beijos”, além de confeccionar doces cenográficos para o programa “Criança Esperança”.
A artista sempre desejou ter um empreendimento próprio e continuar a viver no Rio tornava isso impossível, devido ao alto custo de vida que a cidade lhe empunha. Em 2012, ela decidiu retornar para sua cidade natal, Amparo. Sem ainda saber direito para que direção seguir, num dia em que estava pintando seu quarto, Iara observou a janela deste e a imaginou como um local de possibilidades: “Pensei: a janela é o que eu tenho, então, vou usá-la”.
Em pouco tempo, decidiu unir sua experiência como artista plástica e conhecimento em doces artesanais e inaugurou as vendas pela janela. Assim como os doces recebem atenção em seu preparo e também nas embalagens, os arranjos que enfeitam a janela mudam ao longo do ano. O Natal, o Dia dos Namorados, o Dia das Crianças, entre outros, já inspiraram a decoração do local.
A Janela fica aberta de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h30, quando o público é atendido pela proprietária, que faz questão de indicar com uma plaquinha no seu local de venda: “Aqui tem doce!”.

Comentários

Postagens mais visitadas